QUEDA DE CABELO GRAVIDEZ

Durante a gestação a queda de cabelo normalmente diminui. Isso decorre da ação dos hormônios femininos que prolongam a fase de crescimento dos folículos pilosos (anágena).
Nesse período os cabelos crescem mais, ficam mais volumosos e bonitos.Caso existir uma deficiência nutricional eles mesmo crescendo, serão frágeis, quebradiços e espigados.
Após dois ou três meses do parto, no entanto, muitas mulheres apresentam um quadro clínico de intensa queda de cabelo que é homogênea e difusa (às vezes até 500 fios por dia.
Aqueles cabelos que não caíram durante a gravidez cairão, então, por semanas ou meses.
Denomina-se "queda de cabelos pós-parto" e representa
um ajuste fisiológico dos ciclos capilares aos hormônios femininos, sendo auto-limitada e não requer tratamento.

Se  o cabelo continuar caindo mais de 100 fios após dez meses do parto será necessário uma avaliação médica para excluir situações clínicas como tireoidites, anemia, carências nutricionais e outras.

Mulheres que apresentarem pré disposição genética para a Calvície (irmãos, pais, tios e avós com o problema) devem ficar atentas, pois os fios caem em maior quantidade  mesmo um ano após o parto ocasionando uma diminuição severa do volume capilar.
Teremos , então, a alopecia androgenética que se agravará a cada pós-parto e que requer tratamento médico de longo prazo.